terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Segredo do Negócio


Hoje vi uma criança muito fofa brincando. Risada de criança é contagiosa.
Então ela caiu. Começou um berreiro daqueles até ser acudida e acalmada pela mãe.
A criança, quando se machuca, chora até ser pega no colo por um adulto em quem confie e que a console. 
Adulto quando contrariado não chora (pelo menos não sempre), mas reclama. E além de reclamar aponta as culpas, se revolta.

A gente vive num mundo injusto, o amor é escasso e importa menos do que dinheiro, poder e status. O discurso pode até ser diferente, mas a realidade é essa e tem sido assim ao longo da história, tudo sempre é uma questão de contabilizar custos e benefícios. Mas existem custos e benefícios que não podem ser contabilizados.
Há quem disfarce isso tentando parecer não se importar com status, atenção e  poder, mas é fato que se alguma roda move o mundo até hoje é esta. Essas coisas alimentam a vaidade e essa vaidade nada mais é do que carência. Mas ser o centro das atenções, ser a bola da vez não significa ser amado.
E aí, na raiz de todas essas distorções está a mesma causa: faltou amor. A falta do amor na vida desequilibra tudo e tem consequencias trágicas. Sem amor não há cuidado e então desanda todo o resto. É um efeito dominó: Gente bem amada não é insegura, não tem baixa auto-estima, não precisa bancar ser o que não é nem descontar nos outros sua frustração com a vida. Gente bem amada não usa disfarces pra se esconder. Quem não é amado não sabe dar amor , assim como quem não é receptivo ao amor não consegue vivê-lo de fato.

Por isso que a criança pára de chorar quando um adulto a pega carinhosamente no colo. É o conforto do amor, do amparo, do consolo.
E logo a criança está sorrindo outra vez, como se a queda não fosse nada se comparada ao carinho recebido em seguida, o conforto do colo. Ela aprende a confiar que após a queda a brincadeira pode continuar se ela trocar o choro...pelo sorriso. Esse é o segredo do negócio.

Abraço, muito amor pra todos.

Segue o vídeo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário