quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Carta de Peregrino


Em 23 de Abril de 2012:

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória; Não atentando nós para as  coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." 
( 2 Co 4:16-18 ) 

Outro dia perguntaram ao meu marido Leandro se eu estava mesmo bem como aparentava nos e-mails. Também perguntaram se eu estava assim porque ainda "não tinha caído a ficha" sobre a gravidade da minha situação, se eu estava consciente do tamanho do problema, dos riscos. Hoje um outro paciente da oncologia disse que pensava que eu era acompanhante, que jamais imaginaria que eu era um dos "doentes".

Ruim não é morrer, ruim é viver pela metade.
Eu nunca vivi pela metade.
Desde que eu recebi o diagnóstico dos médicos, confesso que realmente não senti medo do que viria. E muitos de vocês presenciaram isso. Senti sim urgência de organizar coisas que vinha adiando, tomar decisões, mas acima de tudo sentia uma segurança muito grande. Não pedi à Deus que me curasse, não quis saber respostas de por quê nem para quê, nem se iria viver, morrer, sofrer sequelas. O que pode parecer uma atitude alienada não foi outra coisa além do foco em uma única coisa que permanece imutável desde o primeiro momento até agora: uma confiança absoluta em Deus e uma certeza inabalável de que Deus faz tudo certo...e sempre.

Este tem sido o pensamento que me tem alimentado. E dessa forma o desfecho da situação deixou de pesar. Chamei meu filho para uma conversa e lhe disse: "-Olha, somos peregrinos. E os peregrinos só têm uma opção: ou sentam e choram de dores nas pernas, ou andam. Não dá pra fazer as duas coisas...quem lamenta não anda. Nós vamos andar na direção determinada por Deus, que essa não tem erro." 
Isso me valeu nos momentos mais difíceis da minha vida (que não foram poucos). Mas ainda que o nosso corpo exterior se corrompa, como diz o versículo lá no começo, (nossa carne, nossas vontades, metas, valores e conceitos) o interior focado na direção de Deus sem esperar mais nada além de harmonizar-se com ela se renova a cada dia como que banhando-se em uma fonte inesgotável de energia nova, força espiritual, paciência e disciplina.

Estou compartilhando com vocês um caminho de superação na adversidade para que usem também em suas trilhas. Não falo de esperança, porque esperança é traiçoeira e tende a nos levar a crer naquilo que nós queremos, o que nem sempre é o melhor. Falo de fé, que é descanso para o espírito e água para o cansaço da jornada. Te faz voar quando o corpo não anda mais. Te aquece apesar do frio, te envolve quando inseguro e...te faz ter um comportamento inesperado para quem olha de fora: a ameaça está lá, o medo e tudo o mais...e você levanta, sorri e atravessa a porta tranquilo. 

Não digo que seja sem dor, mas para cada dor há um bálsamo novo a ser descoberto.
Essa jornada vale a vida. O intenso que você aplica à vida lhe arrebata para o mais alto céu quando você precisa. Não estou falando de crença, religião nem doutrinas. Estou falando de essência de fé. E fé não é uma religião, fé é um princípio de vida. É uma consciência de que somos parte de algo muito maior que nós, e humildade para nos satisfazermos em fazer parte ao contrário de ser dono ou controlar.

Quem tem fé usufrui a vida, quem quer controlar se extressa organizando uma festa que não é sua.
Você acorda, tem sua agenda, seus compromissos, e antes que o dia aconteça você já o coloriu, porque acha que controla a festa. A reunião foi diferente do que vc esperava, o que era pra ser de um jeito saiu diferente, o tempo não "rendeu". Você usou sua energia se desgastando para organizar uma festa que não era sua e se frustrou. Você correu pelo caminho e nem viu por onde andou. E a vida não teve brecha pra acontecer. Saber planejar é saber preparar sem definir prematuramente.

É bom falar com Deus. Nada elaborado, palavras simples e ditas com verdade no coração, sem medo de mostrar o nosso "feio", o nosso "corrupto", o nosso limite. No vídeo abaixo apresento uma sugestão, algo que aplico e que sempre me faz muito bem. Independente de crenças e religiões, falar com Deus é fácil, direto, sem operadora, sem taxas, é você e a vida em sua forma mais pura e direta. Una-se à isso, e experimente a força extraordinária do dedo de Deus tocando em você e te enchendo de força, como faz comigo todas as manhãs quando canto isso no chuveiro...é, no chuveiro.
Se você não sentir nada, bom...pelo menos a dica foi grátis, né? Espero que te ajude como ajuda à mim. Ouça e se entregue de coração, preste atenção em cada verso da letra e vooooeeee, porque é muito gostoso poder fazer isso.

Um maravilhoso final de semana, mente aberta e coração transbordando muita coisa boa. Isso é cura.
E não esqueçam: viver é cada vez mais urgente, amor é imprescindível e coragem é fundamental.







Nenhum comentário:

Postar um comentário