quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O futuro é nosso!


"A imaginação ou o conhecimento da imagem vem do entendimento; é o entendimento, aplicado à impressão material produzida no cérebro, que nos dá uma consciência da imagem. (...) Ela possui a estranha propriedade de poder motivar as ações da alma;(...)"

Do ensaio "A Imaginação" - Jean-Paul Sartre (1936)

Hoje vivemos o futuro de ontem: que diferença realmente este futuro está fazendo? Qual a revolução (como mudança) ou re-evolução (no sentido de novo ciclo) ele está possibilitando? Que se renovem as motivações em nossa alma!
O futuro tem o tamanho da nossa visão e depende de cada um se essa imagem é HD, analógica ou de síntese. Talvez não seja visão e sim ilusão - quem sabe? Tudo é uma questão de entendimento.

O ano de 2012 do nosso gregoriano calendário passou. O mundo continua.
Celebrei até meu aniversário já que o mundo não acabou...nem a minha vida aqui.
Independente de seguirmos o calendário maia, romano, juliano, judaico  ou chinês, a ordem das nações precisa administrar o tempo - convencioná-lo já que não há como controlá-lo - de alguma forma conveniente. 

Passada a euforia das festas acordamos, olhamos no espelho e vemos que Deus não deixou um pacote de soluções à nossa porta, e que os pedidos-padrão foram novamente feitos na esperança de uma nova chance de dar tudo certo. Uma visão pessimista? Não. Apenas a proposta desconfortável e desafiadora da verdade: sem movimento não haverá ação, então cada um precisa se mover pra conquistar, crescer, mudar (a fé sem obras é morta...). Se não se movimenta, está morto e portanto não precisa celebrar Reveillon (réveiller = despertar, acordar em francês). Pois é, morto não acorda. Nem se for zumbi, que até levanta, mas não acorda.

Lançamos nossos votos na internet, na correspondência, nos abraços e fazemos nossos pedidos ao sobrecarregado Deus como quem escreve carta pra papai noel. E se você for bonzinho vai receber o que pediu. Bom, não é assim que funciona. Vida plena não é bicicleta.
Terminadas as festividades, é uma manhã como as anteriores e alguns comprarão novas muletas, outros ficarão debaixo da cama e outros resolverão que está na hora de abrir a porta e sair para andar. Para onde você vai agora?
Não fiz pedidos para o novo ano, mas assinei com Deus um contrato de intenções e assim assumi compromisso com elas. Escrevi tudo em um balão branco e enviei ao céu. Assim religuei minha vontade terrena submetendo-a à sabedoria divina. Compartilhei o destino do balão, que não me pertence inteiramente, estabeleci a parte que me cabe e o começo de uma rota possível.   
Hoje é o futuro de ontem, amanhã o futuro de hoje e assim o futuro é sempre presente. Ele é nosso se a nossa visão permitir.
Desejo um bom futuro novo pra todos.
Segue o vídeo de hoje:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário