quinta-feira, 13 de junho de 2013

Risco

"Guardem os lápis!"

Desafiava meus alunos durante uma aula de pintura na universidade em uma tarde de Quarta-feira.
Alguns me olharam como se perguntassem: "- Como assim?"
 
"- Assim como para a vida não há ensaio, só há preparo, na arte só há estudo, não há rascunhos. Em ambos os casos, vence a ousadia. Agora guardem os lápis e usem seus pincéis, mãos e tintas."

Risco. Pode ser um traço no papel. Pode ser a diferença entre a vida e a morte.
Pode ser a distância entre o sucesso e o fracasso. Pode ser o tempo entre os passos.

Estudos recentes publicados na área da neurologia estabelecem uma taxa de sobrevida  de 5 à 10 anos para portadores de tumores cerebrais benignos, ou 93 meses conforme outras publicações. É o risco calculado. É o meu risco calculado. Certo, mas ainda não definido pra mim. Minha tarefa é tentar, várias vezes ao dia, enquanto durarem os dias.

Risco. Um contrato compulsoriamente assinado entre a vida e cada um de nós no momento em que nascemos.

Assumir as escolhas, optar por uma direção, fazer ou não fazer, dizer ou não dizer. Em todos os casos, corremos riscos.

A diferença entre a vitória e a derrota é o uso que se faz delas. No meu caso, o uso é a luta, não seu desfecho.

Há pouco tempo recomecei a fazer vídeos, ainda estou enferrujada, mas espero que este os inspire:





Nenhum comentário:

Postar um comentário